aUMM
pela saúde, consigo

Uma Mutualista de Médicos fará sentido sempre que os médicos partilhem de preocupações e incertezas quanto ao seu futuro, e ao futuro daqueles que lhes são mais próximos, bem como ao futuro daqueles que todos os dias assistem enquanto médicos.

  • A associação em torno de objectivos comuns, de acções de previdência na defesa de riscos e contingências característicos de uma profissão cada vez mais exigente, cada vez mais pressionada, desvalorizada e mesmo explorada.  

  • Minimizar o sacrifício pessoal e familiar de cada um que dedica a sua vida a prestar auxílio a terceiros, tantas vezes negligenciando a devida assistência aos seus e às suas próprias necessidades.

  • De uma forma positiva e pró-activa, em união de esforços entre médicos e sociedade, criar meios alternativos, sãos e viáveis, justos e duradoiros de interajuda na promoção da saúde e bem-estar

  • Abraçar os princípios do mutualismo perfeitamente compatíveis com a colectiva consciência deontológica e vocação clínica.

  • Semear a inter-valorização profissional e a co-responsabilização na organização e eficaz gestão dos recursos, de forma idónea e em consideração pelas particularidades clínicas e humanas de todos os envolvidos

  • Restabelecer a confiança entre médicos e pacientes, como parceiros na organização e na saúde, na gestão de recursos e no fomento de valores mútuos, em condições que assegurem a longo prazo uma medicina de excelência, ao serviço de todos.

  • Criar meios e recursos próprios que permitam situar a prática médica no seu devido contexto, social e histórico.

Estas são as linhas de orientação da comissão de fundadores desta Mutualista. A razão da motivação desde o momento conceptual é a crença de que estas premissas sejam intemporais e constituam os pilares do seu sucesso , continuidade e crescimento.

 

SHARE_in